quinta-feira, 8 de maio de 2008

Quando Candeias foi Candeias.


.e se eu dissesse que a praia de Candeias é a mais antiga do litoral sul pernambucano?
.na Revolução Pernambucana, na época do Seu Nassau, Candeias já tinha sido citada por um dos seus discípulos que vieram junto com sua escolta em suas naus, bem descrita como uma terra de mangabeiras, cajueiros e coqueiros, onde no meio dessa amplitude de vida existiu um sítio chamado Candelária, dando origem a esse que foi seu primeiro nome; Candelária.
.hoje existe um estabelecimento e uns dois prédios com esse nome no bairro, de lembrança acho que só isso. Como não temos passado em nossas cabeças, como vivemos hoje somente apertando botões, acredito que pouca gente saiba disso... pouca gente sabe que um navegador em apuros no Oceano Atlântico clamou aos céus dizendo que caso se salvasse, doaria toda a sua riqueza pro primeiro clero que encontrasse.. abarcou em Piedade, nas imediações da igrejinha, que foi construída por carmelitas com o dinheiro dessa promessa, desse bendito navegador.
.Na minha infância lembro que chegava muita correspondência com o endereço destinado a Venda Grande, nome dado pelos antigos as imediações entre a curva do Sesc até a Pizzaria Siciliana, ficava  intrigado com o porque dali não ser Candeias ou Piedade, e sim a desconhecida praia de Venda Grande, que ficava entre os dois bairros. Tinha esse nome porque ali atracavam navios de mercadores com escravos, os quais eram comprados rapidamente pelos senhores de engenho daquela época, camufladamente numa praia desabitada  e saudosa como haveria de ser antes, bem ali onde hoje fica a estátua de Iemanjá...
.Boa Viagem pelo que me contam era apenas uma estrada cercada por mato, uma estrada longa que ligava o centro ao sítio de Candelária, onde haviam matas onde nativos e escravos fugidos corriam pra lá quando havia oportunidade... "boa viagem" era dito aos que pegavam a estrada, ironizando talvez a distância, como até hoje se ironiza, principalmente em se tratando dos urbanóides que andam de ônibus.
.nas cartas escritas pelos donatários e navegadores em suas expedições adentrando em nossas riquezas, já se falava no nome Candeias, o que seria um ótimo indício para se poder dizer que Candeias, das praias do sul pernambucano é a mais antiga...
.depois de descobrir tudo isso achei algo que me fez querer ir mais a fundo, Candeias já foi palco de uma concentração de soldados revolucionários, bem nessa época das insurreições, foi o local escolhido para concentrar, para reunir forças, energias... isso me fez pensar mais...
.talvez essa energia ainda tenha restado por aqui e está adormecida, talvez poucos homens notaram até agora a potencialidade de positividade que existe nesse chão, poucos promulgaram isso ao meu ver, logo, existe espaço para novas idéias.
Que isso seja uma prova de que as 'Candongas' que hoje vive debaixo dos prédios que foram erguidos na areia da praia, e que tem um prefeito que diz cuidar do bairro emburacando calçadas pra plantar tristes mudas de pau-brasil e distribuindo caixões pros enfermos, é um lugar que pode ainda harmonizar muito a vida dos seres desse plano, não querendo tão somente valorizar a terra, mas se orgulhar, e saber com certeza que o que eu sinto quando posso estar em plena sintonia nesse lugar com sua natureza, é sentimento para poucos, dentre todos os seres humanos.

Sem comentários: